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segunda-feira, 6 de julho de 2015

De lixo a tesouro: Adidas faz ténis a partir do lixo do oceano


Dizer que a poluição do oceano é um grande problema é um eufemismo. De acordo com a UNESCO, em 2006, havia 46 000 pedaços de plástico a flutuar a cada milha quadrada de oceano. Estes detritos de plástico são responsáveis pelas morte de mais de um milhão de aves marinhas e 100 000 mamíferos marinhos todos os anos. E isto é só o que sabemos sobre, porque o impacto destes detritos de plástico na vida marinha é em grande parte desconhecido.
Para ajudar a sensibilizar estes problemas, a marca alemã de artigos desportivos, Adidas, uniu forças com a Parley, uma organização criada em 2013 e dedicada à realização de projetos para proteger e conservar os oceanos da Terra.

Num evento hospedado na passada semana pelas Nações Unidas, Eric Liedtke (Adidas) e o fundador da Parley, Cyrill Gutsch, revelaram um novo projeto: um protótipo de um sapato que tem a parte superior feita inteiramente a partir de resíduos reciclados do oceano e redes de alto-mar ilegais.
Estas redes foram recuperadas pelo parceiro da Parley, Sea Shepherd, que gastou 110 dias a seguir um navio de pesca ilegal, conseguindo capturá-lo ao largo da costa da África Ocidental.

"Na Parley, queremos estabelecer os oceanos como uma parte fundamental do debate em volta das mudanças climáticas. O nosso objetivo é aumentar a sensibilização do público e inspirar novas colaborações que possam contribuir para proteger e preservar os oceanos", disse Gutsch.

"Estamos extremamente orgulhosos que a Adidas se tenha juntado a nós nesta missão e esteja a colocar a sua força criativa por trás desta parceria, para mostrar que é possível transformar estes detritos dos oceanos em algo bom".

Em Abril, quando foi anunciada a parceira com a Parley, a Adidas também anunciou que iria eliminar a utilização dos sacos de plástico em todas as lojas.
"Estamos muito animados por colaborar com a Parley, pois eles trazem a causa dos oceanos à atenção das Nações Unidas", disse Liedtke." A Adidas tem sido um líder em sustentabilidade, mas esta parceria permite-nos explorar novas áreas e criação de materiais e produtores inovadores para os nossas atletas. Convidamos todos a juntar a esta jornada para limpar os oceanos".

Este conceito de sapato, que ainda não tem nome, poderá não chegar às prateleiras na sua forma atual, mas algo muito parecido com o mesmo já está pensado e planeado.


Via:
Cnet
Imagens retiradas de:
Adidas
noaa

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