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GoPro anuncia Hero 6 Black, a câmara 360 Fusion e novas funcionalidade para o drone Karma

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segunda-feira, 1 de agosto de 2016

"Aranha" robot da Lockheed Martin procura pequenos buracos em dirigíveis, e de seguida, corrige-os


https://www.flickr.com/photos/133013145@N08/28702256095/in/photostream/lightbox/
A indústria dos dirigíveis não é grande, mas poderia ser muito mais, e lucrativa, para os envolvidos, se houvesse uma maneira fácil e barata de reparar buracos nestes. Felizmente a Lockheed Martin está em cima do acontecimento, tendo desenvolvido uma "aranha" robot para andar por toda a cobertura do dirigível, procurando buracos reparando-os de seguida.

Os reparos são um grande problema num dirigível em andamento. Mesmo com os buracos mais pequenos, grande parte da eficiência da aeronave perde-se, por isso manter a cobertura arranjada é incrivelmente importante. Antes da existência deste robot, procurar e reparar este buracos envolvia muita mão de obra, pela cobertura, para os encontrar.
Isso parece tão século XX, de modo que os investigadores da Lockheed Martin desenvolveram a SPIDER (aranha): um "instrumento de propulsão automático para avaliação e reparação de danos nos dirigíveis". Este dispositivo tem montado uma série de fios o que faz parecer que seja mesmo uma aranha.

Na realidade, esta "aranha" funciona de forma semelhante aos imanes que se usam para limpar os tanques de peixes. A "aranha" está fixa em duas metades, uma para o exterior da cobertura e outra para o interior. Juntas, estas movem-se ao longo de toda a superfície da cobertura e, usando uma luz numa metade e um sensor na outra, vão detetando se há danos. Melhor ainda, ao detetar os danos, estas corrigem-nos de seguida e não haverá mais nenhum problema.
Porquê que a Lockheed Martin, uma das empresas empreiteiras mais avançadas em indústria aeroespacial e em forças armadas, está a desenvolver dirigíveis? Porque esta acredita que um novo design híbrido nos dirigíveis poderia ser perfeito para tarefas específicas no futuro, como o transporte de baixo custo, de socorro, ou mesmo para uso militar. "Os dirigíveis híbridos oferecem uma grande capacidade de transporte com uma economia de combustível significativa e custos operacionais reduzidos."

Não é ainda claro se a Lockheed Martin começou a compartilhar a sua tecnologia com outras empresas, mas não há duvida que outras empresas na indústria dos dirigíveis quererão também ter uma "aranha".
Veja como a SPIDER (instrumento de propulsão automático para avaliação e reparação de danos nos dirigíveis) resolve um dos maiores desafios enfrentados na indústria dos dirigíveis.

Em baixo poderá ver uma pequena explicação [em inglês] sobre o dirigível híbrido da Lockheed Martin:

Fontes:
Digital Trends
New Atlas
The Verge
Lockheed Martin
Imagens retiradas de:
YouTube

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Solar Impulse 2 completa volta ao mundo apenas com energia solar


"Este voo representa o enrolar mais incrível desta aventura."

História foi feita muito cedo no dia 26 de julho, quando o primeiro voo tripulado, de só um lugar, alimentado exclusivamente por energia solar, foi concluído.
A circum-navegação movida a energia solar começou em Abu Dhabi em março de 2015, e a viagem, originalmente, deveria ter terminado cerca de cinco meses depois, em agosto. Mas uma combinação de tempo e falhas técnicas levaram a atrasos significativos, sendo que a aeronave Solar Impulse 2 passou a maior parte do inverno passado num hangar havaiano.

O voo de 40 mil quilómetros foi partilhado entre André Borschberg e o recordista em balões de ar quente, Bertrand Piccard, que alternaram as 17 etapas da viagem entre eles. A parte mais longa no ar ocorreu entre Japão e Havai, que, em 8924km, também bateu o recorde para o voo mais longo movido a energia solar e sem interrupções.
Bertrand Piccard levou 2 dias e 37 minutos para voar o Solar Impulse 2 do Cairo a Abu Dhabi, mas esta nem esteve perto da etapa mais longa desta viagem de 16 partes. A parte mais longa coube a André Borschberg de a fazer e fê-la por cima do oceano Pacifico, pilotando durante 4 dias, 21 horas e 51 minutos enquanto ia de Nagoia, no Japão, para Honolu, no Havai. Foi a capacidade de resistência dos dois pilotos que ditou a rota e as paragens regulares da viagem, em vez do próprio Solar Impulse 2, que teoricamente poderia voar para sempre, fornecido por 17,000 células fotovoltaicas instaladas nas asas.

A etapa final da viagem começou no Cairo a 24 de julho, e a aeronave pousou em Abu Dhabi 48 horas e 37 minutos depois. A aeronave passou um total de 23 dias no ar para alcançar a sua meta.
"O futuro é limpo. O futuro é você. O futuro é agora. Vamos levá-lo ainda mais longe", disse Piccard através de um microfone para aplausos e gritos de uma multidão que incluía o príncipe Alberto II do Mónaco.

Falando aos que se reuniram na pista do Aeroporto Executivo de Al Bateen em Abu Dhabi, Piccard disse que a viagem é mais que apenas um triunfo para a aviação - é uma grande conquista em energia.

"Viajámos 40,000 km sem combustível. Agora é a sua vez de levar isto ainda mais longe", disse Piccard. "Temos soluções diferentes, tecnologias suficientes. Nunca devemos aceitar um mundo poluído apenas porque as pessoas estão com medo de pensar de outra maneira. O futuro é limpo, o futuro é você, o futuro é agora".
O avião possuí enormes assas com 72 metros (mais largas que as de um 747) são cobertas por 269,5 metros quadrados de células fotovoltaicas. Durante o dia, as células dão energia a quatro motores elétricos com 14kW (17,4cv) e a quatro baterias de iões de lítio com 41kWh. Durante a noite, os motores são movidos pelas baterias. A velocidade máxima de cruzeiro quando o sol está em cima é de 49 nós (90km/h) e um pouco mais lenta à noite, atingindo 33 nós (60 km/h). A viagem pode ter levado muito mais tempo que o previsto, mas tem sido uma conquista colossal, uma que irá ficar nos livros de história da aviação.

Mas mais do que isso, o voo mostra o potencial das energias renováveis. E foi este o assunto do empreendimento todo - para demonstrar o que se pode ser alcançado sem se ter de recorrer a combustíveis fósseis.
The Verge
The Huffington Post
Inc
Gizmag
Imagens retiradas de:
Solar Impulse

domingo, 24 de julho de 2016

Blue Angels - Simulador de acrobacias aéreas está agora disponível para Android



Existem aplicações que têm como tema a aviação e que são apenas para diversão e entretenimento, e depois há aqueles que realmente podem ser utilizados para treino e esforços mais sérios (mas não deixam de ser divertidos). Uma nova aplicação de simulação disponível para Android parece encaixar no segundo tópico, e é de facto licenciada pela Marinha dos EUA. A aplicação Blue Angels - Aerobatic Sim recebeu uma licença de três anos para poder utilizar o nome de Blue Angels, que é o nome da equipa oficial de demonstração de voos acrobáticos da Marinha.

No jogo, o utilizador poderá tornar-se parte da formação dos Blue Angels e experimentar as acrobacias e demonstrações em primeira mão. Bem, digitalmente claro. Poderá também pilotar o caça F/A-18 e o avião de transporte C-130 "Fat Albert", e saiba tudo sobre o que o espera quando começar a fazer as suas corridas e acrobacias por cima de festivais aéreos reais com vista a partir do próprio cockpit. O modo de simulação permitirá ao utilizador experienciar todas as funções de um atual piloto dos Blue Angels.
Blue Angels
O Modo de Festival Aéreo por sua vez deixará o utilizador fazer uma exibição real, completo com uma sequência personalizada de manobras e cenários oficiais, incluindo o NAF El Centro, NAS Key West, Reno, Elmendorf AFB e Baltimore. Na verdade, o seu objetivo é completar todos estes diferentes tipos de festivais aéreos. Por último, o Modo Aditivo permite que o utilizador experimente um pouco como o mesmo pode criar as suas próprias figuras acrobáticas. Terá o controlo total de tudo o que faz na aeronave podendo fazer loops, ligar o fumo, etc.
Blue Angels 3
As principais características do jogo são:
- Aviões de combate FA/18 e aviões de transporte C-130 "Fat Albert";
- Formação inovadora de voo e sistema assistido de orientação;
- Todas as manobras oficiais dos Blue Angels, reproduzidas em todas as funções;
- Todas as configurações - descolagem, diamante, delta, escalão, linha a par e a solo;
- Usar o Modo de Festival Aéreo para completar uma exibição real com uma sequência de manobras;
- Missões especiais - voo livre, preparação e C-130 JATO;
- Cenários de alta definição com o Rortos REAL 3D TECHNOLOGY;
- Exibição resumida em 3D para um melhor entendimento de manobras;
- Sistema de ajuda inovador com três níveis de dificuldade para atender tanto a iniciantes como para pilotos mais experientes;
- Sistema de medição de trajetória preciso para avaliação de pontos;
- As melhores classificações mundiais de desempenho;
- Cockpit virtual em 3D;
- Sistema de repetição de multi-câmaras com vistas dinâmicas;
- Área de preparação em 3D para um melhor conhecimento da aeronave.
Blue Angels 2
Poderá fazer o download da aplicação a partir do Google Play Store, gratuitamente. Há também compras na aplicação, o que pode apelar para aqueles que querem seriamente utilizar esta para demonstrações de voos indiretos.

Fontes:
Android Community
Play Store
Imagens retiradas de:
Play Store

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Google construiu um museu virtual


A gigante Californiana lançou uma grande reformulação a uma aplicação incomum: Google Arts & Culture.

Disponível em ambos iOS e Android, esta aplicação contém imagens de arte de milhares de artistas, imagens históricas e documentos, e passeios virtuais a locais importantes culturalmente em todo o mundo.
"Assim, como as obras de arte e monumentos preciosos do mundo precisam de um toque para ficarem no seu melhor, a casa que nós construímos para acolher todos os tesouros culturais do mundo online também precisa de uns retoques de vez em quando. Estamos prontos para retirar os arquivos do pó e introduzir o novo site e aplicação do Google Arts & Culture. A aplicação deixa o utilizador explorar qualquer coisa a partir de gatos em arte, desde 200 a.C, até à cor vermelha no expressionismo abstrato, e muito mais."

"As nossas novas ferramentas irão ajudar o utilizador a descobrir obras e artefactos, o que permitirá mergulhar em experiências culturais por toda a arte, história e maravilhas do mundo, a partir de mais de um milhar de museus por 70 países."

É tudo atirado junto numa espécie de miscelânea, sem finalidade, obviamente, utilitária. Muito parecido com um museu tradicional, na verdade.

Também poderá dar um passeio virtual (usando a tecnologia do Google Street View) pelo Forte Sheikhupura no Paquistão, ler um artigo sobre a história da música brasileira, ou dar uma olhadela numa galeria de trabalhos feitos pelo pintor do século XV, Andrea Mantegna.
É agora compatível também com o Google Cardboard - dispositivo simples, divertido e barato onde se pode experienciar a realidade virtual. Poderá utilizá-lo para passear em redor do Templo de Zeus, na Grécia, ou ver arte de rua na Roma moderna.

Esta aplicação contém mais de 65,000 pinturas, cerca de 8,000 fotos, 19,000 objetos de barro, 7,000 esculturas, 202 objetos de mogno e quatro feitos em cinábrio, entre inúmeros outros.

Um dos aspetos mais interessantes da aplicação é a funcionalidade de reconhecer arte. Esta utiliza a câmara do smartphone para reconhecer arte em certos museus, que, por enquanto, são o Dulwich Picture Gallery, em Londres, a Galeria de Arte de Nova Gales do Sul, em Sydney e a Galeria de Arte Nacional, em Washington DC, fornecendo, de seguida, mais informações.

O Google afirma que pretende trazer esta funcionalidade para mais museus à medida que o tempo passa: "Estamos a planear trazer isto para museus em redor do mundo, portanto, fique atento."

Também aponta para o nosso futuro que está a ficar cada vez mais conectado - em que uma camada suplementar digital está a ser aumentada cada vez mais do mundo real com informação e contexto que pode ser acedido quando necessário.
Há muito mais para aprender sobre o nosso património cultural comum. Faça já o download da aplicação para iOS ou Android e descubra um mundo de experiências, todos os dias.

Fonte:
Business Insider
Google Blog

sábado, 25 de junho de 2016

Solar Impulse 2 completa primeiro voo transatlântico alimentado por energia solar.



Três dias e 4,200 milhas (6765km) depois: lento, mas com uma pequena amostra do futuro.

O Solar Impulse 2 aterrou em Sevilha, completando assim a primeira travessia do Atlântico do mundo movida a energia solar. O voo, com partida em Nova Iorque, levou apenas três dias (71 horas e 8 minutos).
Fazendo lentamente uma volta ao mundo de volta a Abu Dhabi, o Solar Impulse 2 tem dois pilotos que vão trocando de turnos. A viagem transatlântica foi a mais longa de Bertrand Piccard nesta aeronave. André Borschberg, que pilotou um doloroso e prolongado voo entre Nagoia e Havai ainda mantém o recorde do mais longo voo alguma vez feito a solo (8924km, durante 117 horas e 52 minutos) em julho de 2015.

Os voos, como é óbvio, levam muito tempo a ser feitos pois como o nome sugere, o Solar Impulse 2 é completamente alimentado por luz solar, com as suas enormes asas de 72 metros (mais largas que as de um 747) são cobertas por 269,5 metros quadrados de células fotovoltaicas. Durante o dia, as células dão energia a quatro motores elétricos com 14kW (17,4cv) e a quatro baterias de iões de lítio com 41kWh. Durante a noite, os motores são movidos pelas baterias. A velocidade máxima de cruzeiro quando o sol está em cima é de 49 nós (90km/h) e um pouco mais lenta à noite, atingindo 33 nós (60 km/h).
As células solares não chegam a reabastecer as baterias durante o dia, o que significa que o avião não consegue voar para sempre, ainda. A duração máxima do voo anda por volta dos cinco a seis dias.

Por razões de economia de energia, o cockpit do Solar Impulse 2 só pode transportar um único ser humano, e é ao mesmo tempo sem aquecimento e sem pressão. Os pilotos dormem enquanto estão no ar, mas só por meros 20 minutos a cada hora (os dados da telemetria de um voo mostrou que se fizeram 10 sestas de 20 minutos ao longo de um período de 24 horas). Agora multiplique estas condições por um tempo de voo contínuo de três ou quatro dias e terá uma ideia dos rigores que Piccard e Borschberg têm que atravessar.

Em conversa com o The Guardian, a poucas horas de Sevilha, Piccard falou sobre a importância de uma travessia a energia solar sobre o Atlântico. "O Atlântico é a parte mais simbólica do voo", afirmou. "É simbólico porque todos os meios de transporte tentaram atravessar o Atlântico, primeiro os barcos a vapor, o primeiro avião, os primeiros balões, as primeiras aeronaves e, hoje, é o primeiro avião movido a energia solar".
"Mas o objetivo não é mudar a aviação, como Charles Lindbergh fez, mas para inspirar as pessoas a usar tecnologias [renováveis] e mostrar às pessoas que podem usar estas tecnologias todos os dias para terem uma melhor qualidade de vida."

O Solar Impulse 2 agora, em teoria, só tem mais um voo para fazer para completar a sua circumnavegação do globo: de Sevilha a Abu Dhabi. Ainda não se sabe quando é que o voo se irá realizar (depende muito das condições do tempo e do estado da aeronave), mas quando se realizar estarei cá para anunciar.

E como bónus temos uma selfie aérea com a vista de fora do cockpit:
Fontes:
arstechnica
SOLARIMPULSE
Imagens retiradas de:
SOLARIMPULSE

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Microsoft lança serviço de gerenciamento de projetos chamado Planner


A formação do Microsoft Office recebeu ontem (6 de Junho) uma nova adição: o Microsoft Planner, um software de colaboração em equipa que permite, visualmente, a organização de planos, atribuição de tarefas, a partilha de ficheiros, chat e muito mais. A nova aplicação, introduzido pela primeira fez em versão de testes no Outono passado, entra num espaço competitivo que inclui software profissional como o JIRA Core da Atlassian, bem como outras funcionalidades de fácil utilização de startups como a Trello e a Asana.
Muito semelhante com o Trello, o Planner também utiliza o conceito de "boards" para se manter o trabalho organizado. Dentro de cada "board" há "cartões" individuais que podem ter as suas próprias datas de vencimento, anexos, categorias e conversas. Estes "cartões" poderão ter documentos ou fotos anexadas para ser mais fácil de ver o que o mesmo é sobre, e os "cartões" podem ser organizados em colunas chamadas de "buckets" ou classificações, que também podem ser priorizados e diferenciados por cores.

Outro aspeto chave desde software é o "Hub" ou Plano, onde o utilizador poderá acompanhar o progresso global dos projetos, ver o que está a decorrer atualmente ou o que passou, e filtrar objetivos para ver outras tarefas ou atribuições.
 
O que torna esta oferta da Microsoft convincente em relação à concorrência é a sua integração com outros produtos da mesma - algo que irá agradar a organizações que já estão a investir em pacotes do Microsoft Office e serviços relacionados. Por exemplo, o Planner está integrado ao Office 365, o que significa que as conversas que estão no Planner também estão disponíveis no Outlook 2016, Outlook na web e nos dispositivos móveis.

O Planner está integrado com o OneNote e o software funciona com o Office, sendo possível aos utilizadores a anexação de ficheiros do Word, Excel e PowerPoint a um "cartão". Este ficheiro é, de seguida, armazenado na biblioteca de documentos do SharePoint Online, o que torna este disponível offline também.
No entanto, o Planner, têm o beneficio de apelar aos clientes que podem não estar familiarizados ou confortáveis com as aplicações de startups que nunca ouviram falar. Na verdade, a Microsoft diz que conseguiu convencer o governo local de Cascais a transferir todo o seu fluxo de trabalho para o Planner. É provável que a empresa possa atrair clientes semelhantes e mais tradicionais que estão familiarizados com os produtos do Office.

"Com o Planner, melhorámos a colaboração para cerca de 20%. Estamos a completar iniciativas de grupo de aproximadamente sete por cento mais rápido, e todos se mantêm alinhados facilmente devido ao nível adicional de transparência." --- Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Embora possa não parecer super emocionante, as aplicações de gerenciamento de projetos são essenciais para qualquer empresa que colabore online. Praticamente todas as operações no locais de trabalho nos dias de hoje, por parte dos governos locais para as gigantescas corporações, depende deste tipo de ferramentas para o trabalho ser feito. Muitas equipas ainda gerenciam projetos usando as colunas do Excel. Portanto, a Microsoft está melhor posicionada do que a maioria para obter esses grupos usando o seu software contra os produtos dos concorrentes, mesmo que bem estabelecidos.

Fonte:
TechCrunch
The Verge
Office Blogs
Imagens retiradas de:
Microsoft
Office Blogs

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Reddit estreia upload nativo de fotos sugerindo uma separação do Imgur


Reddit logo
O site Imgur tem sido o parceiro não oficial do Reddit quando se trata de fazer uploads de mídia. Quando o utilizador vê fotos e gifs no seu subreddit favorito, é quase garantido que quase todos estão hospedados no Imgur. Mas esta semana, o Reddit anunciou o lançamento da própria opção de upload nativo de mídia, com suporte para imagens de até 20Mb e Gifs até 100Mb, que são hospedados no próprio site.

"Durante muito tempo, outros serviços de hospedagem de mídia têm sido uma parte integrante da forma como o conteúdo é partilhado no Reddit - estamos gratos a essas equipas, mas também estamos ansiosos em trazer-vos uma experiência melhor com esta nova funcionalidade," afirmou um membro da equipa do Reddit no post de anúncio.

Esta funcionalidade de upload nativo de mídia está a ser testado em "comunidades selecionadas" que incluem alguns dos subreddits mais populares do site, como o /r/Gaming, o /r/Aww, o /r/Funny, o /r/Gifs e o /r/pics. No entanto, os utilizadores do Reddit ainda têm a opção de publicar as suas imagens ou gifs pelo Imgur ou sites de terceiros.

"Hoje, estamos em parceira com os moderadores para lançar uma funcionalidade de hospedagem nativa em versão beta em 16 comunidades no Reddit, seguidas de 50 mais na próxima semana. Nesta renovação, a funcionalidade de hospedagem irá suportar uploads de imagens e gifs."

Enquanto isto possa ser visto pela maioria dos utilizadores como apenas outra opção de upload, esta também é outra tática para o Reddit tentar manter os seus utilizadores no próprio. Há mais de um ano, o Reddit tem vindo a fazer ajustes para atrair anunciantes e aumentar a sua receita. O lançamento da sua própria aplicação nativa, por exemplo, "prepara o palco" para serem exibidos anúncios lá, enquanto que em aplicações de terceiros isto não é possível.

Com isto, o tráfego do Imgur poderá diminuir em bastante como resultado desta opção, com menos visitantes que vêm ao site para ver as imagens ou gifs que estão a ser discutidas no Reddit. O site não está muito preocupado, neste momento, afirmando ao TechCrunch que continuará a concentrar-se na sua própria comunidade e destacando as imagens mais virais da Internet.

A nova funcionalidade de upload do Reddit pode, no final de contas, não importar muito, pois tudo depende da preferência dos utilizadores, e estes são livres para continuar a usar o Imgur exatamente como antes.

Fonte:
SlashGear
Reddit
Imagem retirada de:
Wikipedia