BTemplates.com

Com tecnologia do Blogger.

Text Widget

GoPro anuncia Hero 6 Black, a câmara 360 Fusion e novas funcionalidade para o drone Karma

GoPro Hero 6 Black Após uma espera ansiosa a GoPro revelou a mais recente da sua série de Heros, a Hero 6 Black, que tendo um design se...

Seguidores

Pesquisar neste blogue

Translate

Páginas

sábado, 10 de outubro de 2015

Sonda "New Horizons" encontra céus azuis e água gelada em Plutão


As primeiras imagens coloridas da neblina na atmosfera de Plutão, trazidas pela sonda espacial da NASA, New Horizons, revelam que as mesmas são azuis.

"Quem esperava que houvesse um céu azul no Cintura de Kuiper? É lindo", disse Alan Stern, investigador principal da New Horizons, do Southwest Research Insitute (SwRI), em Boulder, Colorado.

As próprias partículas da neblina são, provavelmente, cinzentas ou vermelhas, mas a maneira como elas dispersam a luz azul faz com que seja semelhante à Terra. "A tonalidade azul evidencia o tamanho e a composição das partículas da neblina", disse o pesquisador científico da equipa, Carly Howett, também do SwRI. "Um céu azul muitas vezes resulta da dispersão da luz solar por partículas muito pequenas. Na Terra, essas partículas são moléculas muito pequenas de nitrogénio. Em Plutão estas parecem ser maiores, embora relativamente pequenas.

Num segundo achado significativo, a New Horizons detetou inúmeras regiões pequenas com água no estado sólido em Plutão. A descoberta foi feita a partir a partir de dados recebidos pelo telescópio Ralph que está no New Horizons.
"Regiões com água gelada são destacadas em azul nesta imagem tirada do telescópio Ralph."

A sonda New Horizons está atualmente a 5 biliões de quilómetros da Terra, com todos os sistemas a operar normalmente.

Fonte:
NASA
I4U
Imagens retiradas de:
NASA

0 comentários:

Enviar um comentário