BTemplates.com

Com tecnologia do Blogger.

Text Widget

GoPro anuncia Hero 6 Black, a câmara 360 Fusion e novas funcionalidade para o drone Karma

GoPro Hero 6 Black Após uma espera ansiosa a GoPro revelou a mais recente da sua série de Heros, a Hero 6 Black, que tendo um design se...

Seguidores

Pesquisar neste blogue

Translate

Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O Projeto Skybender do Google utiliza drones para trazer Internet super rápida aos céus


Se segue as atividades do Google habitualmente, terá provavelmente conhecimento do Projeto Loon, um esforço para fornecer acesso à Internet para aqueles que vivem em áreas rurais ou áreas afetadas por calamidades naturais utilizando balões equipados com LTE.

De acordo com um novo relatório do The Guardian, o Projeto Loon tem alguma companhia. Como parte de um outro projeto, chamado Projeto Skybender, o Google está a fazer experiências com uma frota de drones movidos a energia solar e equipados com uma nova tecnologia de banda larga sem fios com uma velocidade muito rápida que é até 40 vezes mais rápida do que a LTE.

"A grande vantagem das ondas milimétricas é o acesso ao novo espetro, porque o espetro celular já existente está sobrelotado. Está muito cheio e não há outro lugar para ir", diz Jacques Rudell, professor de engenharia elétrica na Universidade de Washington em Seattle e especialista nesta tecnologia.

O Projeto Skybender tem sido envolto em segredo até agora, com testes sendo feitos por cima do deserto do Novo México. Como parte dos testes, o Google está a usar um nova tecnologia experimental conhecida como "ondas milimétricas de rádio," que, de acordo com o The Guardian, "poderá sustentar um novo acesso à próxima geração de Internet sem fio 5G."
Google Skybender
Embora o Projeto Skybender seja novo para nós, o interesse da Google em tecnologia de ondas milimétricas de rádio não é. Em 2014, a companhia assinou tarefas administrativas com a FCC (Comissão Federal de Comunicações) onde o Google estabeleceu planos para testar a tecnologia sem fios em San Mateo, na Califórnia. "A companhia tem, aparentemente, estado a analisar estas ondas milimétricas de rádio há pelo menos dois anos antes" - afirma Mark Hachman da PCWorld. A tecnologia de ondas milimétricas ainda tem um grande caminho a percorrer até que chegue à sua fase de maior importância, pois o seu alcance é limitado, comparado com o da LTE.

Será tudo isto fruto do Projeto Loon?
O The Guardian aponta que o Projeto Loon e o Projeto Skybender caem ambos sob o alcance do Google Access, o mesmo grupo responsável pelo Google Fiber, que o site ReCode descreveu em novembro. Além disso, a relação entre estes dois projetos ainda não é clara. Será o Skybender um eventual sucessor do Projeto Loon? Será que estes dois projetos se vão unir?

Para muitos de nós, a resposta a estas perguntas pouco ou nada importam. Mas, o trabalho do Google para expandir o alcance de banda larga é que importa, no entanto, e será interessante ver como se desenvolve a partir daqui.

E para aqueles que ainda não sabem o que é o Projeto Loon:

"Muitos de nós vemos a Internet como uma comunidade global. No entanto, 2/3 da população mundial ainda não tem acesso à Internet. O Projeto Loon é uma rede de balões que viaja pelos confins do espaço. A finalidade do projeto é conectar pessoas em áreas rurais e remotas, ajudar a preencher falhas de cobertura e ajudar a recuperar a conexão com a Internet em áreas que passaram por desastres."



Via:
The Guardian
Google(Loon)
Imagem retirada de:
The Guardian

0 comentários:

Enviar um comentário