BTemplates.com

Com tecnologia do Blogger.

Text Widget

GoPro anuncia Hero 6 Black, a câmara 360 Fusion e novas funcionalidade para o drone Karma

GoPro Hero 6 Black Após uma espera ansiosa a GoPro revelou a mais recente da sua série de Heros, a Hero 6 Black, que tendo um design se...

Seguidores

Pesquisar neste blogue

Translate

Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Primeiro modelo topográfico completo de Mercúrio revelado pela NASA


A missão Messenger da Nasa revelou o primeiro modelo global de elevação digital (DEM) de Mercúrio, revelando em detalhes impressionantes a topografia por todo o planeta. Esta topografia irá abrir o caminho para os cientistas caracterizarem completamente a história geológica de Mercúrio.

Com esta sendo a 15ª e última partilha importante de dados, a missão Messenger tem vindo a compartilhar mais de 10 terabytes de dados de ciência de Mercúrio, incluindo cerca de 300,000 imagens, milhões de frequências, e numerosos produtos de mapas, juntamente com ferramentas interativas permitindo ao público a análise destes dados.

"A vasta riqueza destes dados já permitiu e continuará a permitir excitantes descobertas científicas sobre Mercúrio durante as próximas décadas", disse Susan Ensor, engenheira de software no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (APL).

Este novo modelo revela uma variedade de características topográficas interessantes, incluindo os pontos mais altos e os mais baixos do planeta. A maior elevação em Mercúrio está 4,48 km acima da elevação média do planeta, localizado a sul do equador em alguns dos terrenos mais velhos de Mercúrio.

O ponto mais baixo, a 5,38 km abaixo da média de Mercúrio, é encontrado na bacia de Rachmaninoff, uma intrigante bacia de anel duplo suspeita de hospedar alguns dos mais recentes depósitos vulcânicos do planeta.
Mais de 100,000 imagens foram utilizadas para criar o novo modelo. Durante a fase orbital da missão Messenger, as imagens foram adquiridas com uma grande variedade de geometrias e condições de iluminação, o que permitiu a topografia em toda a superfície de Mercúrio ser determinada.

"Este tornou-se um dos meus mapas favoritos de Mercúrio. Agora que este está disponível, aguardo com interesse em ser utilizado para investigar este admirável evento vulcânico que formou a superfície de Mercúrio", acrescentou Nancy Chabot, cientista de instrumentos do Duplo Sistema de Imagem para Mercúrio (MDIS), num comunicado da NASA.

"Durante os seus quatro anos de observações orbitais, a missão Messenger revelou as características globais de um dos nossos vizinhos planetários mais próximos, pela primeira vez", afirmou o Investigador Principal Sean Solomon.
Os dados da missão continuarão a ser utilizados pela comunidades de ciência planetária durante os próximos anos.

Embora as operações orbitais da missão Messenger tenham terminado há cerca de um ano atrás, o lançamento de dados de hoje é um dos marcos mais importantes para o projeto. Armazenados os extensos conjuntos de dados da missão no Sistema de Dados Planetário da Nasa estes deixam um legado duradouro da missão.


Fonte:
I4U
Nasa
Imagens retiradas de:
Nasa

0 comentários:

Enviar um comentário